terça-feira, 17 de março de 2009

Rio 2016?!


Estava zapeando na TV e uma propaganda me chamou atenção: "Rio 2016, apoie essa idéia" (ou algo parecido). Diversos "trabalhadores comuns" praticando esportes em seus ofícios, todos obviamente felizes. Professora jogadora de basquete e mais vários outros personagens - só lembro de um - o negócio não deve ser muito bom. Mas o ponto chave, que me levou a distrações naquele momento, foi quando o narrador convocou o público para "apoiar essa idéia". Falou ainda que as Olímpiadas trariam oportunidades, empregos. Assim, todos deveríamos dar apoio, pois traria "progresso" ao país.

Qualquer um com um mínimo de memória e bom-senso deveria se sentir insultado com esse convite do narrador. Apoiar a idéia? E o Pan-Americano 2007 no mesmo Rio de Janeiro, um sucesso? Caso pense que foi uma experiência positiva, atenção! Sua memória está um tanto seletiva demais ou teve informações de menos. O que marcou aquele evento esportivo foram os números nas páginas policiais: total de 44 mortos no Complexo do Alemão, comunidades inteiras despejadas aos redores da "Vila do Pan" e centenas de ambulantes perseguidos e presos.

Uma ação específica, mais conhecida como "Massacre do Complexo do Alemão", envolveu mais de 1350 policiais e deixou um saldo de 19 mortos. Entre os 1350 "homens da ordem", que sitiaram a região por dias, estavam 1200 policiais civis e militares, além de 150 homens da Força Nacional. É, sitiaram a favela. O Estado de fuzil na mão. O ocorrido chamou atenção do mundo e foi notícia em veículos como: El País, Washington Post e BBC.

Segundo nota publicada pela OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), 11 civis não ligados ao tráfico de drogas foram mortos pela polícia. Ainda de acordo com a OAB e também com a SEDH (Secretaria Especial dos Direitos Humanos) , existem indícios de execuções sumárias na ação militar. Foi sujeira pra todo lado e o pobre pagou com a vida.

Isso já é costume no Rio, nas vésperas de eventos e datas comemorativas a "Caveira" (BOPE) sobe mais o morro e faz suas vítimas. Ainda tem gente que aplaude tal "limpeza social" praticada nas favelas cariocas. Não precisamos ir longe para sermos testemunhas de ações onde o Estado é o principal violador dos direitos humanos. E muitos apoiam eventos desse porte no Brasil, fazem vista grossa para o prejuízo social causado no país, batem palmas para a Ordem e acabam comprando falso Progresso. São os mesmos que viram Tropa de Elite (operação papa) como mais um Rambo da vida e elevam Capitão Nascimento ao status de herói.

Para aqueles que ainda querem exercitar ainda mais a memória, os capitães nascimento de hoje são os mesmos capitães do mato de ontem. Ambos matam pobres e negros em nome da "Segurança Pública", mas na verdade só semeiam medo e insegurança. Assim, o Estado, para garantir uma boa festa aos turistas, cumpre a agenda de criminalizar o pobre e exterminá-lo como doença - verdadeira higienização social.

Vale lembrar que mais de 1 bilhão de reais saíram dos cofres públicos para a realização do evento. A sociedade pagou e a polícia matou. E ainda existem milhares de brasileiros que apoiam a idéia Rio 2016 ou até mesmo a Copa do Mundo Brasil 2014. Imaginem, Copa do Mundo acontece em diversas cidades, será que o terror será espalhado e os "homens da ordem" voltarão a agir?


Rio 2016, Brasil 2014 - NÃO apoie essa idéia!

a seguir links de duas entrevistas concedidas ao Correio da Cidadania, que trazem mais informações sobre o ocorrido no Pan:

Nenhum comentário: