sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Netanyahu vence - Chora a Palestina!

De acordo com nota emitida pelo gabinete do presidente Shimon Peres:

"O presidente tomou sua decisão no que diz respeito à formação do governo e a presidência convocará o deputado Benjamin Netanyahu (...) para lhe confiar esta tarefa"

Como previsto, vitória da direita no parlamento. O direitista Likud (partido de Netanyahu) conseguiu um total de 65 cadeiras , isso através de coalizões com partidos de ultra-direita e de judeus ortodoxos. Essa guinada à direita só aumentará a instabilidade na região, tanto dentro quanto fora de Israel. Assim, árabes israelenses sofrerão as consequencias no país e árabes palestinos fora dele.

Ao contrário da centrista Livni (Kadima) que apresenta um discurso de paz entre dois Estados, Palestina e Israel, o líder do Likud não abre mão da hegemonia israelita na região. Defende a supremacia judaica de povo escolhido por Deus. Porém, não podemos nos enganar com esse discurso de Livni, ela, atual ministra das relações exteriores, apoiou a última ofensiva sobre Gaza e tem opinião parecida com Netanyahu quando o assunto é o Hamas. Negociaria paz com o Fatah, para o Hamas sobrariam manifestações de poder militar e mais mortes na região. Vale lembrar que o Hamas foi eleito em 2006, mas desde então o Fatah não reconhece seu governo e mantém conflitos armados contra o grupo. Livni, com 28 cadeiras, formará a oposição no parlamento de Israel.

Quando compôs governo, entre 1996 e 1999, Bibi Netanyahu ignorou acordos de paz e retomou em grande escala a formação de colônias israelenses em território palestino. Assim, podemos esperar uma nova ofensiva em Gaza e a não retirada das colônias judaicas na Cisjordânia. O plano de varrer árabes continuará. Até quando o mundo ficará de braços cruzados a esse "novo" "apartheid"?

3 comentários:

sinnombre disse...

Hola, pasando a saludar y tambien para invitarte a que pases y veas mi blog a ver si encuentras algo de tu agrado y si te gusta intercambiemos enlaces, una suerte de fucionar dendritas o algo asi diria yo,je.
Saludos y hasta la proxima.

Aura Sacra Fames disse...

Mais uma vez é adiada a questão dessa integração, separação, formação.


Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

Unknown disse...

bicho, sei la, eles fazem parecer que vai ser sempre assim....muda-se o jogador mas nunca o jogo!